top of page

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

O que é Terapia Cognitivo-comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental, também conhecida como TCC ou Terapia Cognitiva, é uma abordagem terapêutica que auxilia o paciente a identificar padrões de pensamentos, cognições mais profundas, comportamentos e emoções.

Após identificar estes padrões, o psicólogo tem a capacidade de auxiliar o paciente a ter novos pensamentos e pensamentos assertivos para cada situação.

 

Essa abordagem da Terapia, é capaz de modificar uma cognição distorcida de situações, através de pensamentos mais funcionais e treino de habilidades de resolução de problemas.

O paciente passa a aprender como agir assertivamente a estímulos do meio em que ele convive.

Sessão de terapia

Como funciona a Terapia Cognitivo-comportamental?

A partir de testes comportamentais realizados pelo psicólogo, será possível identificar qual a frequência e o padrão de pensamentos negativos do paciente.

Consequentemente, ele irá encontrar quais emoções esses pensamentos geram nele, se é raiva, tristeza, rancor, ansiedade, entre outras. 

A terapia deve ser ativa e consciente, pois o psicólogo deve auxiliar o paciente a enxergar a situações com um olhar mais neutro e sincero, próximo da realidade.

O psicólogo que aborda a Terapia Cognitivo-Comportamental atuará com o paciente de forma a identificar os pensamentos disfuncionais e desafiá-los, quando situações perturbadoras acontecerem.

bottom of page